quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Jeronimo Martins - Dia do Investidor


A Jerónimo Martins aposta na Polónia para expandir a actividade, mantendo “cautela” sobre o mercado português. Dos 1,7 mil milhões de euros que a empresa pretende investir nos próximos três anos, mais de 75% será efectuado no país da Europa de Leste.

A Jerónimo Martins estima investir 1,7 mil milhões de euros entre 2011 e 2013, sendo que a grande fatia deste bolo (mais de 75%) será aplicado na Polónia.

A expectativa está expressa numa apresentação, realizada no âmbito do Dia do Investidor, que a Jerónimo Martins realiza precisamente na Polónia, em Wroclaw.

A Jerónimo Martins pretende expandir o negócio da Biedronka neste país da Europa de Leste, estimando a abertura de 700 lojas nos próximos três anos, com a expectativa de “médio prazo” a ser de o número de unidades atingir as 3.000.

A aceleração do crescimento na Polónia passa por, “sem comprometer a qualidade das localizações, e os retornos esperados”, atingir as 2.300 lojas Biedronka em 2013, salienta a empresa liderada por Pedro Soares dos Santos, perspectivando a manutenção da margem EBITDA “pelo menos estável” até 2013.

Quanto às vendas comparáveis (descontando a abertura de novas lojas), a Jerónimo Martins estima um crescimento de um “dígito elevado”, ou seja, próximo dos 10%.

Para Portugal a perspectiva da Jerónimo Martins é de “cautela”, devido à evolução da economia portuguesa. Ainda assim, a empresa está confiante “que os nossos modelos terão desempenhos acima dos sectores”.

A empresa estima abrir 5 novas lojas Pingo Doce por ano e 4 novas lojas Recheio até 2013. As vendas comparáveis em Portugal, segundo a perspectiva da Jerónimo Martins, deverão ficar acima do sector e a margem EBITDA permanecer estável.

Vendas crescem acima de 10% ao ano

Para a totalidade do grupo, a Jerónimo Martins estima que as vendas apresentem um crescimento a “dois dígitos”, ou seja, a cima dos 10%, com o EBITDA a crescer “pelo menos em linha com as vendas”.

Para este ano, a Jerónimo Martins mantém a expectativa de alcançar um crescimento acima de 10% nas receitas este ano, com os lucros a registarem um aumento mais acentuado.

A expectativa está expressa numa apresentação, realizada no âmbito do Dia do Investidor, que a Jerónimo Martins. “Confirmamos as nossas expectativas de crescimento das vendas a dois dígitos com os resultados a crescer acima das vendas”, refere a empresa no documento.

Nas perspectivas para 2010, a Jerónimo Martins assinala que a “Biedronka está a registar outro ano de crescimento sólido, aumentando a distância em relação aos seus pares”.

Para o mercado português, a empresa liderada por Pedro Soares dos Santos assinala que “embora 2010 esteja a ser um ano de desafios, todas as áreas de negócio estão a demonstrar ser extremamente competitivas”.

No Dia do Investidor, a Jerónimo Martins reiterou também o “compromisso com o seu crescimento”, que passa por “acelerar o crescimento na Polónia” e “analisar novas geografias”.

A prioridade da empresa passa assim por “maximizar a oportunidade polaca, consolidar o posicionamento em Portugal e procurar novas oportunidades de crescimento”.

“Aumentando progressivamente a nossa capacidade regional de expansão com um maior número de Regiões avançaremos tão depressa quanto possível em direcção à nossa visão de médio prazo: 3.000 lojas Biedronka na Polónia”.

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